terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sobre o Chamado DASH

Resolvi escrever um pouco sobre a polêmica acusação de "dash", desmascarando mitos e deixando claro meu posicionamento sobre este tipo de infração.

O que é DASH?

Dash é uma função incluída em alguns cheats (bots, programas ilegais) para Tibia, que força o jogador a andar pra direção que ele quiser, mais rápido que o convencional, fazendo com que ele leve vantagem sobre os outros jogadores já que ele irá andar mais rápido.

Dash é proibido pelo simples fato de que se trata de uma trapaça, e ainda usando um programa que não é permitido no FoxWorld fora das áreas de proteção (protecion zone, PZ).

Tá, e onde tá a polêmica se trata-se de uma coisa tão simples?

A polêmica fica no fato de que um jogador com ping (resposta pro jogo) rápida, é facilmente confundido com DASH, já que se tudo que ele faz o game responde rápido, fatalmente ele vai andar mais rápido que outros jogadores. Um exemplo simples é que quando você está jogando Counter Strike com um ping alto, você dificilmente vai vencer um jogador com ping baixo, pois onde ele mira é exatamente por onde você está passando na hora, e o headshot (tiro na cabeça) vem fácil.

Existem outros programas que NÃO são ilegais, mas que também podem lhe beneficiar no game. O chamado proxy é um aplicativo que faz com que você possa escolher outros caminhos para chegar aos servidores do FoxWorld. Ou seja, se você tem um ping alto e achar um caminho bom pro game com auxílio do proxy, você pode até conseguir um ping menor. Proxy É PERMITIDO pois não é um cheat pra Tibia, é uma facilidade pra quem não está bem posicionado em relação aos servidores.

Outro aplicativo um pouco perigoso mas que também não é considerado um cheat, é o chamado Leatrix. O Leatrix força seu computador a conectar-se com o servidor um número maior de vezes por minuto, isto pode ajudar bastante em alguns casos, mas também trás alguns riscos como o de fazer seu cliente (programa para entrar no jogo) fechar sozinho, derrubar sua internet e até mesmo reiniciar seu Windows sozinho. Tudo que falei não é mito e é facilmente encontrado na internet, ele não é do Windows e modifica entradas do registro.

A parte mais importante de tudo que estou escrevendo vem agora. Como um jogador honesto faz pra não ser banido acusado de dash, ou pelo menos ter sua infração (warning) removida caso seja punido?

Se você acredita que por ter um ping baixo, você corre muito, leva vantagem e pode ser acusado de dash, você precisa estar preparado caso alguém grave um vídeo de você jogando. Isso não é obrigado, mas se você quer realmente jogar com tranquilidade, precisa estar preparado. Um gamemaster verá você correndo mais rápido que o Papa Léguas, ele vai gravar e vai ti banir. É a função dele e ele não está vendo o que tem rodando no seu computador.

Uma boa contra-prova irá ser um vídeo feito de você em resposta ao vídeo em que você foi gravado, ou seja, do mesmo momento do vídeo que o acusa. Outros pontos importantes serão listados abaixo:

- O vídeo tem que ser legível, facilitando a leitura de tudo que é pra ser lido, sem nos deixar com dúvida.

- Um bom vídeo tem você jogando com o comando !data ativo. Ele mostra um relógio que prova que você está jogando no FoxWorld e não em outro game parecido.

- É extremamente recomendado que você esteja rodando o aplicativo WinMTR enquanto joga, mostrando ele em momentos do vídeo com o teste rodando. No link abaixo é explicado com detalhes do que ele se trata e como ele auxilia em uma contra-prova.
http://www.foxworldserver.com/site/winmtr.php

- Um vídeo que mostra os aplicativos que você está rodando enquanto joga, ajuda, mas não é uma prova 100% convincente, pois ocultar um aplicativo rodando é mais fácil que fazer um miojo.

Isso tudo parece muito, mas o FoxWorld é um dos pouquíssimos games do gênero que realmente pega pesado com o policiamento de software ilegal, nossos GMs não estão lá pra tirar dúvidas, eles são policiais prontos pra caçar infratores. Vocês pediram um game assim, nós temos um sistema de combate que pede um game assim também, então andar em paz é andar preparado.